Equipamentos necessários para cozinha industrial

Atualmente, o termo “cozinha industrial” não se restringe apenas às cozinhas dos grandes restaurantes. Engloba todas as cozinhas profissionais, utilizadas para preparar uma grande quantidade de refeições, como em empresas, hotéis, escolas e hospitais.

Para garantir a eficiência dessas cozinhas, é necessário equipá-las com os equipamentos corretos, garantindo que os colaboradores tenham à sua disposição toda a estrutura necessária para preparar os pratos no dia a dia.

Por isso, trazemos, nesta semana, um artigo em que destacamos os equipamentos necessários para uma cozinha industrial.

Equipamentos de cocção

Os equipamentos de cocção são utilizados para preparar os alimentos a partir da incidência direta de uma fonte de calor.

Existem diversas formas e técnicas de cocção, que se tornam mais ou menos indicadas dependendo do alimento que está sendo preparado e do resultado final que se deseja obter. Com os equipamentos de cocção, podemos grelhar, assar, cozinhar, fritar e gratinar, obtendo alimentos suculentos e saborosos.

Como equipamentos de cocção, destacamos:

1. Fogão industrial

São os equipamentos mais utilizados em qualquer cozinha industrial, permitindo o preparo de diversos tipos de pratos.

Em comparação com os modelos convencionais, os fogões industriais oferecem uma maior capacidade de cocção, com chamas mais intensas, além de uma higienização facilitada e construção otimizada para o preparo de uma maior quantidade de pratos simultaneamente.

2. Forno industrial

Os fornos são equipamentos extremamente práticos e versáteis, utilizados no preparo de diversos tipos de alimentos.

Assim como os caldeirões, existem os modelos elétricos e a gás, que foram abordados em um outro artigo.

Ressaltamos, também, os fornos combinados, que combinam 3 formas de atuação (vapor úmido, ar quente e vapor combinado) e representam uma evolução dos modelos tradicionais, tornando-se a mais alta tecnologia disponível no mercado para cocção de alimentos.

3. Caldeirão industrial

Os caldeirões são indicados para o preparo de alimentos em grande quantidade.

Nesse sentido, é importante ressaltar a existência do caldeirão elétrico e do caldeirão a gás, que se tornam mais ou menos adequados dependendo da forma como a cozinha foi construída. Os modelos a gás necessitam de uma fonte de gás acoplada ao equipamento, enquanto os elétricos dependem de uma fonte de energia constante.

Outros equipamentos de cocção incluem as chapas, as fritadeiras e as cafeteiras.

Equipamentos de refrigeração

Os equipamentos de refrigeração também são indispensáveis em qualquer cozinha industrial.

Além de conservarem a temperatura de alimentos e bebidas, são utilizados para armazenar os insumos com segurança até o momento do preparo, mantendo suas propriedades fundamentais.

Como principais equipamentos de refrigeração, destacamos:

1. Geladeiras industriais

As geladeiras industriais são equipamentos essenciais em qualquer cozinha profissional.

Funcionam de forma semelhante às geladeiras convencionais. Porém, oferecem uma maior capacidade de refrigeração, além de um maior espaço interno para acomodação dos alimentos.

2. Freezers industriais

Os freezers podem ser encontrados em 2 variações: verticais e horizontais.

Embora possuam função semelhante, existem diferenças que devem ser consideradas no momento de escolher entre um e outro modelo, como o tamanho, o espaço interno e a faixa de temperatura em que operam.

Outros equipamentos de refrigeração incluem as cervejeiras, as refresqueiras e os ultracongeladores.

Equipamentos de distribuição

Após preparados, é necessário servir os alimentos, apresentando-os a todos aqueles que irão consumi-los.

Nesse sentido, os equipamentos de distribuição são fundamentais, já que, além de permitir a exposição dos alimentos e facilitar o processo de servir, são capazes de conservar a temperatura do momento do preparo até o consumo.

1. Balcões industriais

Os balcões industriais podem ser encontrados em 2 modelos, térmicos e refrigerados, que se tornam mais ou menos indicados dependendo do alimento que se deseja expor.

Como principais benefícios do uso dos balcões industriais, destacamos uma melhor higiene dos alimentos, uma organização mais eficiente em cubas e a possibilidade de manter a temperatura ideal para consumo por um longo período de tempo.

2. Passthroughs térmicos e refrigerados

Os passthroughs são utilizados para armazenar e transportar refeições produzidas anteriormente, mantendo a temperatura e a qualidade dos alimentos.

Trata-se de uma estrutura retangular, construída em aço inox, com portas em ambos os lados e diversas bandejas em seu interior, o que facilita seu manuseio e a organização dos alimentos dentro do equipamento.

Dentre algumas de suas principais funcionalidades, vale destacar o isolamento térmico avançado e o controle preciso da temperatura no interior do equipamento.

Equipamentos de higienização

A higienização manual dos equipamentos utilizados no dia a dia de uma cozinha industrial pode ser um processo complicado e demorado.

Por isso, a utilização de um equipamento de higienização, como uma lavadora de louças, é indicada para aqueles que desejam uma maior praticidade e uma maior eficiência no dia a dia.

1. Lavadora de louças

A lavadora de louças é utilizada para facilitar o processo de higienização dos utensílios utilizados no dia a dia da cozinha, como pratos, copos e talheres. Além de tornar o processo mais rápido, permite uma maior economia de água, graças a um sistema inteligente que promove a reutilização da água.

Além disso, torna a limpeza ainda mais eficiente, uma vez que a lavagem mecânica é capaz de trazer resultados ainda mais satisfatórios que a manual. Uma outra vantagem é a redução do risco de danos aos utensílios, já que é possível definir a temperatura e o modo de lavagem adequado para cada item.